Situação de aprendizagem
– utilizando o texto: “Meu primeiro beijo”
Diadema, 17/05/13
MELHOR GESTÃO – MELHOR
ENSINO
Grupo: João Ailton, Marina Azevedo, Maria Ap.
Marinho, Gina O. Andrade.
Texto "O primeiro
beijo“
Público-alvo: 7ª séries / 8º ano.
Objetivo: Desenvolver a habilidade de ler e
interpretar textos da tipologia relatar e gênero crônica, inferindo seus traços
característicos em situações específicas de comunicação.
Conteúdo e tema: Estudo do gênero textual crônica, elementos da
narrativa, estudo dos aspectos linguísticos e comparação com a tipologia
relatar.
Competência e habilidades: Ler, interpretar o sentido do texto,
analisar, reconhecer elemento da narrativa, distinguir o gênero relato do
gênero crônica, reconhecer as características da tipologia relatar, localizar
informações implícitas e explicitas no texto, realizar análise
linguística.
Estratégia: Leitura do texto e da bibliografia do
autor, fazendo um resgate dos valores sociais e culturais da época que o texto
foi escrito e um comparativo com a época atual, roda de conversa, levantamento
de hipótese, interpretação do texto, análise dos elementos da narrativa,
análise dos aspectos linguísticos, trabalhar a intertextualidade, uso de
recursos audiovisuais.
Recursos: Texto “Meu primeiro beijo” de Antonio
Barreto, livro didático, filme, internet, apostila do professor e outros
textos.
Avaliação: Avaliação feita ao longo das aulas,
discussão oral sobre o filme, localização dos os elementos narrativos feitos
pelo grupo oralmente, interpretação do texto através de perguntas escritas,
produção de uma Crônica: “Um momento inesquecível”, produção de um relato
(gênero diário), posterior comparação entre os gêneros.
Roteiro para aplicação da
situação de aprendizagem
1ª etapa:
•
Organização de uma roda de leitura.
•
Leitura do texto e apresentação do autor através
de sua bibliografia.
2ª etapa
•
O professor levantara questões que leve o aluno
a pensar.
Qual o tema do texto?
Qual o público-alvo?
Como é hoje a situação do primeiro beijo?
•
Levantamento com a sala dos elementos da
narrativa.
Personagem
Enredo
Tempo
Espaço
Foco narrativo
3ª etapa
•
Levar os alunos para ver o filme “Meu primeiro
amor”
4ª etapa
•
Interpretação do texto através de questões
dissertativas
- Quantos anos você
acha que tem a personagem principal?
- Qual a experiência
vivida pela personagem?
- O foco narrativo
está na primeira pessoa. Porque você acha que o autor escolheu este foco?
- Por que o menino tem
o apelido de “Cultura Inútil”? Justifique.
- Retire do texto
trechos que mostram que o tempo está passando? No que isso influência na
situação vivida pelos personagens?
- Como o filme: “Meu
primeiro amor” se relaciona com o texto lido?
- Ao ler o texto “Meu
primeiro beijo” e assistir ao filme “Meu primeiro amor”, você pode afirmar
que o assunto abordado é tratado da mesma maneira hoje? Explique sua
opinião.
- O que o final do
texto indica?
- Por que podemos
afirmar que o texto “Meu primeiro beijo” é uma crônica, mas também é um
relato?
- Atualmente como você
acha que o adolescente lida com a experiência do primeiro beijo?
5ª etapa
•
Avaliação:
Produção de uma Crônica: “Um
momento inesquecível”, produção de um relato (gênero diário), posterior
comparação entre os gêneros.
OBS: Essa situação de
aprendizagem é uma adaptação da situação apresentada no encontro do dia
27/05/13 presencial. Grupo: João Ailton, Marina Azevedo, Maria Ap. Marinho, Gina O. Andrade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário