quinta-feira, 13 de junho de 2013

Situação de aprendizagem – utilizando o texto: “Meu primeiro beijo”


 

Situação de aprendizagem – utilizando o texto: “Meu primeiro beijo”

 
Diadema, 17/05/13

MELHOR GESTÃO – MELHOR ENSINO

Grupo: João Ailton, Marina Azevedo, Maria Ap. Marinho, Gina O. Andrade.

Texto "O primeiro beijo“

Público-alvo: 7ª séries / 8º ano.

Objetivo: Desenvolver a habilidade de ler e interpretar textos da tipologia relatar e gênero crônica, inferindo seus traços característicos em situações específicas de comunicação.

Conteúdo e tema: Estudo do gênero textual crônica, elementos da narrativa, estudo dos aspectos linguísticos e comparação com a tipologia relatar.

Competência e habilidades: Ler, interpretar o sentido do texto, analisar, reconhecer elemento da narrativa, distinguir o gênero relato do gênero crônica, reconhecer as características da tipologia relatar, localizar informações implícitas e explicitas no texto, realizar análise linguística. 

Estratégia: Leitura do texto e da bibliografia do autor, fazendo um resgate dos valores sociais e culturais da época que o texto foi escrito e um comparativo com a época atual, roda de conversa, levantamento de hipótese, interpretação do texto, análise dos elementos da narrativa, análise dos aspectos linguísticos, trabalhar a intertextualidade, uso de recursos audiovisuais.

Recursos: Texto “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto, livro didático, filme, internet, apostila do professor e outros textos.

Avaliação: Avaliação feita ao longo das aulas, discussão oral sobre o filme, localização dos os elementos narrativos feitos pelo grupo oralmente, interpretação do texto através de perguntas escritas, produção de uma Crônica: “Um momento inesquecível”, produção de um relato (gênero diário), posterior comparação entre os gêneros.

 

Roteiro para aplicação da situação de aprendizagem

 

1ª etapa:

       Organização de uma roda de leitura.

       Leitura do texto e apresentação do autor através de sua bibliografia.

2ª etapa

       O professor levantara questões que leve o aluno a pensar.

Qual o tema do texto?

Qual o público-alvo?

Como é hoje a situação do primeiro beijo?

       Levantamento com a sala dos elementos da narrativa.

Personagem

Enredo

Tempo

Espaço

Foco narrativo

3ª etapa

       Levar os alunos para ver o filme “Meu primeiro amor”

4ª etapa

       Interpretação do texto através de questões dissertativas

  1. Quantos anos você acha que tem a personagem principal?
  2. Qual a experiência vivida pela personagem?
  3. O foco narrativo está na primeira pessoa. Porque você acha que o autor escolheu este foco?
  4. Por que o menino tem o apelido de “Cultura Inútil”? Justifique.
  5. Retire do texto trechos que mostram que o tempo está passando? No que isso influência na situação vivida pelos personagens?
  6. Como o filme: “Meu primeiro amor” se relaciona com o texto lido?
  7. Ao ler o texto “Meu primeiro beijo” e assistir ao filme “Meu primeiro amor”, você pode afirmar que o assunto abordado é tratado da mesma maneira hoje? Explique sua opinião.
  8. O que o final do texto indica?
  9. Por que podemos afirmar que o texto “Meu primeiro beijo” é uma crônica, mas também é um relato?
  10. Atualmente como você acha que o adolescente lida com a experiência do primeiro beijo?

5ª etapa

 

       Avaliação:

Produção de uma Crônica: “Um momento inesquecível”, produção de um relato (gênero diário), posterior comparação entre os gêneros.

 

OBS: Essa situação de aprendizagem é uma adaptação da situação apresentada no encontro do dia 27/05/13 presencial.  Grupo: João Ailton, Marina Azevedo, Maria Ap. Marinho, Gina O. Andrade.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário